Confira as marcas de carros que oferecem os melhores serviços de pós-venda

Confira as marcas de carros que oferecem os melhores serviços de pós-venda 

pós-venda nas concessionárias é tão importante quanto oferecer um atendimento de showroom eficiente para concretizar a venda do carro. O serviço impacta diretamente na fidelização do cliente e na construção da imagem da marca no mercado. 

E neste quesito a Hyundai aparece na frente como a montadora com o maior nível de satisfação do consumidor. A fabricante sul-coreana foi a mais bem avaliada na edição 2017 da pesquisa feita anualmente pela consultoria J.D. Power do Brasil

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/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/08/02/Automoveis/Imagens/Cortadas/IMG_5607-ID000002-1200x800@GP-Web.jpgPhotographer: Age Barros

Na verdade o título cabe ao Grupo CAOA, braço brasileiro da Hyundai que é responsável pela comercialização da gama importada da marca  e também fabricante dos modelos ix35 e Tucson no país. Com 830 pontos em uma escala que vai até 1.000 pontos, a Hyundai CAOA desbancou a Toyota, líder nas edições anteriores, em 2015 e 2016.

A montadora japonesa caiu para a segunda colocação, ao lado da Mitsubishi, que deu um salto em relação ao ano passado, quando figurava na 11ª posição (ambas somaram 817 pontos).

Já a Hyundai Motors do Brasil (HMB), que vende a família HB20, foi avaliada separadamente à Caoa, ocupando o quinto lugar, mesmo posto da também sul-coreana Kia. HMB e Caoa são redes diferentes, apesar de estarem sob o mesmo guarda-chuva.

Ranking de satisfação do pós-venda

Baseado em escala de até 1.000 pontos

POR MARCAS

Hyundai CAOA 830
Mitsubishi 817
Toyota 817
Honda 812
Hyundai Brasil 806
Kia 806
Citroën 804
Chevrolet 801
Jeep 801
10º Nissan 796
11º Fiat 790
12º Peugeot 780
13º Volkswagen 780
14º Ford 776
15º Renault 757
  Média das marcas 791

Fonte: Fonte: J. D. Power do Brasil. Infografia: Gazeta do Povo.

Melhora na satisfação

A pesquisa foi realizada entre fevereiro e maio deste ano, com 4.585 proprietários que adquiriram veículos zero quilômetro entre 2014 e 2016. Ela levou cinco fatores: consultor técnico, iniciação do serviço, qualidade do serviço, instalações da concessionária e retirada do veículo.

Ao todo 15 marcas participaram desta edição, com o mínimo de 100 entrevistados cada uma. A pontuação média atribuída às marcas foi de 791, a maior das três edições já realizadas por aqui. O valor ficou muito perto dos mercados desenvolvidos que está na faixa de 800 pontos.

 

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Segundo a J.D. Power, a melhora na média é resultado da maior atenção dada pelas marcas aos serviços de pós-venda, como forma de capitalizar rentabilidade para cobrir o período de baixas na venda de carros novos.

A pesquisa não contemplou as empresas premium, como AudiBMW, Land Rover e Mercedes-Benz, mas a J.D. Power informou que o segmento ganhará uma levantamento específico a partir do próximo ano.

Os números da pesquisa revelaram ainda que o gasto médio dos clientes com pós-venda é de R$ 731, variando conforme a região do país - no Centro-Oeste, por exemplo, alcança R$ 771, enquanto no Sul é de R$ 657. 

Quanto ao grau de satisfação do clientes, a região Sudeste obteve o maior média, com 799 pontos, seguido do Sul, com 789.

Ranking de satisfação do pós-venda

Baseado em escala de até 1.000 pontos

POR REGIÃO

Sudeste 799
Sul 789
Nordeste 783
Norte 781
Centro-Oeste 757
  Média nacional 791

Fonte: J. D. Power do Brasil. Infografia: Gazeta do Povo.

Agendamento pela internet

Outro dado apontado pelo levantamento é que os consumidores ficam mais satisfeitos ao efetuar o agendamento do serviço via canais digitais em vez ligar para a concessionária. 

"As concessionárias precisam estar atentas, pois os proprietários de automóveis de hoje estão mais familiarizados com a tecnologia e preferem agendar seu atendimento via WhatsApp, Facebook Messenger, mensagens de texto ou e-mail", afirma Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power do Brasil. 

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